Uma das habilidades mais importantes de um produtor de música eletrônica é o sound-design.
Os motivos são diversos:
- Você consegue criar timbres autênticos e diferenciar sua música
- Você consegue colocar na sua música o que você deseja e não o que tem disponível nos seus bancos de presets e samples.
- Você produz com mais fluidez porque não perde tanto tempo procurando samples e presets.
- É divertido!
Talvez isso aconteça com você também:
Você escuta alguns timbres nas músicas de outros artistas e imagina como eles ficariam incríveis nas suas músicas.
E então, você surfa nas suas pastas de samples e presets e não acha nada parecido com o que gostaria.
Os sons parecem genéricos, fraquinhos, muito diferente daquilo que você ouve nas grandes produções.
Você perde tempo e não consegue criar o timbre que queria! Vai pro Youtube buscar solução e perde mais tempo ainda.
Eu sei como é…
Durante muito tempo, eu acreditei que essa diferença gigantesca entre os meus timbres e dos outros artistas era porque eu não tinha um sintetizador analógico.
Eu achava que só era possível chegar num “timbrão” poderoso com um synth de verdade!
Eu me lembro que eu passava HORAS passando preset por preset nas minhas pastas do Sylenth1 tentando achar um bendito preset que se encaixasse na minha música como eu queria, mas nunca encontrava encontrava.
Então, eu acabava me contentando com o que eu tinha. E a minha música acabava indo para outra direção que não era a que eu tinha planejado.
Um pouco de metáforas
Imagine que você quer pintar a sua casa de amarelo, mas você chega na loja de tinta e não tem a cor que você deseja.
Então, você acaba pegando uma tinta azul. Frustrante, não?
O resultado até pode ficar bom, mas não é o que você queria!
Aconteceu isso quando eu fui comprar meu carro. Durante um tempo eu fiquei sonhando com aquele carro na cor grafite. Mas, quando cheguei na loja, só tinha o prata. Eu não gosto de carro prata. Mas eu comprei assim mesmo porque a cor que eu queria ia demorar 3 meses pra chegar.
E pra piorar, na garagem do prédio tem um carro igual ao que eu queria, na vaga do lado da minha, na cor chumbo. Mas, tudo bem. Já superei!
Enfim, o que quero dizer é que presets e samples tem o seu valor, mas se você não desenvolver a habilidade de sound-design, você não consegue produzir com liberdade e autenticidade.
Além disso, dominar minimamente o sound-design é necessário até mesmo para você usar os seus presets de uma forma mais inteligente e única.
É realmente possível criar timbres poderosos com sintetizadores virtuais?
Como eu já disse, durante muito tempo, eu achava que não.
E, de fato, quando eu comecei a produzir, lá em 2009, os sintetizadores virtuais não eram tão bons e nem existiam tantas opções.
Hoje, você pode encontrar vídeos no Youtube fazendo comparações entre o som de um sintetizador analógico comparado a um virtual e as diferenças são imperceptíveis.
Você pode usar wavetables de synths analógicos no Serum e conseguir aquele timbrão analógico com todos os incríveis recursos e facilidades de um synth virtual.
Resumindo: Você não precisa investir milhares de reais em um synth analógico, a menos que você queira por hobby ou pra deixar o seu estúdio mais estiloso na foto do Instagram.
Muitos synths virtuais hoje em dia tem uma qualidade comparável aos analógicos
O que você precisa, de fato, é: Aprender sound-design!
Como aprender sound-design
Aprender sound-design pelo Youtube é possível, mas a maioria dos tutoriais que você vai encontrar são apenas receitas prontas que você pode replicar e ser feliz. Mas isso não vai te dar muita autonomia para criar o que você deseja.
Se você quiser ir além, você precisa estudar e se desenvolver de uma forma mais sistematizada.
O sound-desing é uma linguagem
Aprender sound-design é como aprender uma nova língua. Se você já fez inglês, você sabe do que eu estou falando.
- Você precisa entender minimamente os fundamentos (gramática).
- Você precisa aprender a ouvir e compreender os timbres (listening). Para isso, você precisa construir vocabulário.
- Você precisa aprender a produzir aquilo que deseja (speaking/writing).
Qual o problema em aprender com tutoriais?
Eles focam na produção e não te permitem desenvolver muito bem as habilidades anteriores.
Vamos detalhar esses aspectos:
Fundamentos (Gramática)
Em relação aos fundamentos, é necessário ter um conhecimento básico sobre ondas, harmônicos, fase, filtros, fluxo de sinal em um synth virtual, modulações, efeitos etc.
Se isso ainda é obscuro pra você, não se preocupe. Você pode aprender tudo isso em 1h.
Você pode procurar por vídeos no Youtube sobre isso ou pode entrar no meu treinamento de Sound-Design “Hackeando Timbres” pois lá dentro tem um curso chamado “Síntese 101”, que vai te ensinar tudo o que você precisa sobre os fundamentos.
Além disso, é importante dominar muito bem UM sintetizador (virtual ou analógico). No meu caso, o que eu mais tenho intimidade é o Serum. Eu consigo trabalhar com uma infinidade de synths, mas onde eu realmente me sinto à vontade é no Serum.
É importante que você construa essa intimidade com um synth, seja ele qual for. No fim das contas, todos fazem quase a mesma coisa.
Novamente, existem muitos tutoriais técnicos sobre quase todos os synths no Youtube.
E no Hackeando Timbres, você vai ter cursos completos e detalhados sobre os principais synths virtuais, como o Serum, Vital, Diva e Sylenth1.
“Vocabulário” e Listening
Para você aprender a criar (ou recriar) os timbres que deseja, você precisa construir vocabulário.
Por exemplo: eu ouço um elemento em uma música e eu sei que é um “Pluck” que foi criado com uma onda saw e tem modulação FM. Eu consigo ouvir que ele tem saturação e chorus.
Todas essas identificações são possíveis porque eu já domino essas “palavras”.
Só de ouvir, eu já sei o que é um pluck, eu reconheço uma modulação FM, eu reconheço um chorus, eu reconheço o timbre de uma onda saw.
Como construir vocabulário?
A melhor maneira é fazer engenharia reversa nos seus presets.
Quanto mais você fizer, mais “palavras” você vai adquirindo ao longo do tempo.
Quando você tiver construído uma quantidade de vocabulário razoável, você poderá acessar um novo nível de engenharia reversa. Ao invés de utilizar presets como fonte de estudos, você pode utilizar os timbres dos seus artistas favoritos.
Basicamente, é isso que eu faço toda semana no Hackeando Timbres.
Eu recrio o timbre de algum artista e mostro o passo-a-passo, o racional e como o aluno pode assimilar aquela técnica (e aquele vocabulário).
Eu acredito que esse é o caminho mais inteligente para uma pessoa aprender sound-design.
Produção (speaking/writing)
Logo que você aprende um novo vocabulário (ou novas técnicas), você precisa colocar em prática imediatamente e testar variações.
A cada engenharia reversa que você faz, você assimila novas técnicas. Você entende, por exemplo, o que um determinado filtro causa no timbre, como uma determinada modulação afeta o resultado, as características sonoras de um determinado tipo de onda, e assim por diante.
O primeiro passo é recriar igualzinho (repetir como um papagaio).
O próximo passo é experimentar as técnicas que você aprendeu em um contexto mais pessoal, criando variações e experimentando.
Novamente, é isso que eu ensino no Hackeando Timbres.
Perdão por insistir tanto nisso, mas eu realmente acredito que esse treinamento tem a melhor metodologia para você aprender sound-design e é super barato!
Vamos resumir o passo-a-passo?
- Estude os fundamentos (síntese 101)
- Domine 1 VST (leia o manual, assista cursos e tutoriais)
- Faça engenharia reversa nos presets que você gosta
- Identifique as técnicas (construa vocabulário)
- Recrie o mesmo timbre
- Faça variações utilizando as técnicas que aprendeu
- Repita esse processo todos os dias
Quer aprender sound-design rápido?
O meu conselho é que você entre na comunidade Hackeando Timbres. Lá, você vai ter acesso a uma série de cursos completos sobre sound-design, além de uma aula nova toda semana, hackeando um timbre de algum artista que a própria comunidade escolhe.