Não que ele tivesse me autorizado a fazer um remix exclusivo.
Eu simplesmente encontrei um remix-pack aleatório na internet e corri pra fazer a minha versão.
Foram 4 ou 5 meses de trabalho!
Eu me lembro que a música original era em torno dos 100 BPM. E eu tentei transformar em um prog-trance a uns 132 BPM. Foi uma das músicas mais exaustivas que eu já fiz, dadas as minhas limitações técnicas da época.
Enfim, terminei a música. Não ficou tão ruim. Cheguei a tocar algumas vezes.
Na verdade, eu não tinha muita pretensão com aquela música.
Então, um dia, recebi um convite de uma label de Israel (Soulectro) para lançar aquela música. Fiquei extasiado!
Primeiro, o autor da música original, meu ídolo, comenta na minha música. Depois, outro ídolo, o AKD, me convida para lançar aquela música na label dele!
Mano…
É claro que eu aceitei sem hesitar!
Da minha parte, estava tudo certo. “Onde eu assino?”
Só faltava um pequeno detalhe. Precisávamos da autorização do Grouch.
A label se comprometeu em falar com ele. Eu já estava me sentindo especial.
Entretanto, a resposta do Grouch foi decepcionante:
“Eu não vou autorizar porque a mixagem está muito ruim e eu não quero meu nome vinculado a isso!”
Foi um banho de água fria!
“Por que ele comentou ‘NICE’ então???”– pensei.
Hoje, eu percebo que eu teria feito a mesma coisa se fosse ele. E, honestamente? Ainda bem que ele não permitiu o lançamento! A mix não tava boa mesmo!
Enfim… tirei a música do Soundcloud, envergonhado e decepcionado. Nunca mais toquei e nunca mais mostrei para ninguém.
Daquele dia em diante, eu resolvi que eu iria aprender a mixar direito.
E comecei uma jornada insana de estudos.
Resumindo a história…
Alguns anos depois, em 2018 eu estava ganhando um concurso oficial de remixes na label que o Grouch fazia parte – a Zenon Records, uma das mais conceituadas no mundo todo no cenário underground. O engenheiro de masterização elogiou a minha mixagem. Foi meu primeiro lançamento na label dos meus sonhos.
Essa foi uma primeira vitória, de muitas outras que vieram pela frente.
Se você fizer as contas, eu comecei a produzir em 2009 e tive o meu primeiro resultado quase 1 década depois, em 2018. Eu não acho que tem que ser assim! Eu quebrei muito a cara, fiz muita coisa errada, gastei muito tempo estudando coisas que só me confundiam mais…
E sabe o que eu descobri depois de tanto tempo?
Existe um caminho muito mais simples, rápido e fácil para alcançar a Mixagem Nível A. Você NÃO precisa de metade das coisas que aprende na internet. Você não precisa quebrar tanto a cara. Você pode começar a subir o nível da sua mixagem imediatamente! É só tirar um pouco de paranoia da sua cabeça e aprender um processo que funciona.
Nessa série de lições, eu vou compartilhar os bastidores dessa jornada que me permitiu evoluir na mixagem e alcançar o nível necessário para ser aceito em grandes labels, como a Zenon, Tesseract, Synk87…
Essa história me ensinou uma lição importante: